corporais

Depilação a Laser

CONCEITO: O QUE É DEPILAÇÃO A LASER?

Há tempos, pessoas em diversas sociedades procuram eliminar o excesso de pelos e lanugens, para fins estéticos e para higiene pessoal. A história nos revela que em 1500 a.C. os homens já removiam os pelos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio. Os romanos também se referem a composições depiladoras, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente. Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pelos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente. Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos através de decomposição química surgiu na Antiguidade. Na realidade, durante séculos seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas. Existem vários tipos de depilação, porem a depilação a laser é o método mais utilizado nos dias de hoje por quem quer uma depilação mais duradoura e definitiva, e vem crescendo cada vez mais. Consiste na destruição do bulbo do pêlo, local onde fica a matriz , quando essa destruição é eficaz , dizemos que o método é definitivo. Existem várias fontes de laser, como por exemplo Alexandrite Laser, Yag Laser, Laser Diiodo ( exemplo Light Sheer), podendo ser usadas qualquer um desses como fonte de energia para destruição dos pêlos. Existe também a depilação com Luz Pulsada, que também é considerado método definitivo.

COMO FUNCIONA O LASER?

Essa fonte de energia ( laser) tem como cromóforo a melanina, ou seja, ele tem afinidade pelo pigmento da pele, então ele destrói o pêlo que é rico em melanina, poupando os tecidos em volta com pouca pigmentação, por isso não destrói a pele, pois essa tem menor concentração de melanina que o pêlo.

QUEM PODE FAZER DEPILAÇÃO A LASER:

Normalmente indivíduos de cor mais clara ( fototipos baixos), aqueles que possuem pouca melanina na pele. Pacientes com pele negra ou muito bronzeada deve evitar esse tipo de depilação pois podem ocorrer queimaduras na pele, visto que essa possui muita melanina assim como o pêlo.

O LASER PODE SER APLICADO EM QUALQUER LOCAL?

O laser pode ser feito em qualque local, desde que não exista ferida ou infecção, desde que não esteja bronzeado, e com a devida proteção ocular que será feita com óculos próprio durante a sessão.

CUIDADOS PAREPARATÓRIOS PARA A DEPILAÇÃO A LASER:

É necessário que a pele não esteja bronzeada, caso contrario ocorre rsico de queimaduras. É indicado que não haja exposição prolongada ao sol pelo período mínimo de 3 semanas antes do início da depilação a laser. A pele queimada do sol fica mais sensível e pode apresentar reações mais severas quando em contato com o tratamento a laser. É indicado estar há pelo menos um mês sem fazer depilação com cera, pois a cera retira o pelo da raiz, e assim o laser não terá efeito. Já a depilação com lâmina pode ser feita inclusive um dia antes.
No dia do procedimento, os pêlos devem estar bem curtinhos, de preferência bem raspados, pois se estiverem compridos pode haver queimaduras na pele.

A raspagem dos pêlos deve ser feita no sentido de crescimento desses, para evitar que “encravem” e pode ser feita sempre que necessário, inclusive no dia seguinte à sessão de laser.

QUANDO COMEÇO A OBSERVAR OS RESULTADOS?

O pêlo não vai cair imediatamente após a sessão de laser. Normalmente eles crescem por alguns dias e caem, sendo essa queda normalmente duradoura, normalmente ocorre redução de 1/3 dos pêlos já na primeira aplicação, porém, os resultados serão visíveis em algumas semanas após o procedimento. O resultado definitivo será observado nos próximos meses, quando os fios deixarão de crescer nas áreas tratadas, ou crescerão em quantidade reduzida, de maneira esparsa e com aspecto mais fino e claro. O ciclo dos fios são muito variáveis , por isso são recomendadas muitas sessões ( 6 a 8 sessões aproximadamente).

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS?

O número de sessões varia de 6 a 12 sessões. Em média 6 sessões são suficientes para destruir os folículos pilosos e impedir que os pelos cresçam novamente, porém pode variar dependendo da quantidade de pêlos, da espessura dos fios e da recepção do tratamento pela pele. Se o pêlo for muito fino ou for uma área com alta densidade de pêlos , por exemplo a área de barba masculina, podem ser necessárias até 12 sessões.

QUANTO CUSTA O TRATAMENTO COMPLETO?

Normalmente o preço varia de acordo com a área tratada. Hoje em dia a depilação a laser está bastante acessível, o ideal é fazer uma pesquisa de preços no seu bairro e evitar locais com valores muito abaixo da média.

O PROCEDIMENTO É DOLOROSO?

O procedimento incomoda um pouco, sendo que a dor tende a parecer maior em locais sensíveis como a pele da virilha e do buço por exemplo, porém é totalmente suportável. O grau do incômodo vai variar muito da sensibilidade de cada indivíduio. Porém os tratamentos tendem a ser cada vez mais indolores devido às exigências do mercado.

O TRATAMENTO É DEFINITIVO?

Normalmente o tratamento a laser é definitivo sim, o que não pode ser confundido com ausência total de pêlos na região tratada. Normalmente o pêlo que foi devidamente destruído não voltará a crescer, porém normalmente nem todos os pêlos são eliminados, aqueles mais finos e claros podem ser resistentes ao tratamento, por isso recomenda se que seja feita uma manutenção, para a pele ficar sempre lisinha.

É NECESSÁRIA UMA MANUTENÇÃO DAS SESSÕES DE QUANTO TEMPO?

Normalmente o indicado é que seja feito 1 sessão por ano como manutenção.

COMO FICA A PELE LOGO APÓS APLICAÇÃO DO LASER?

A pele poderá ficar com coloração avermelhada, quente e com sensibilidade mais aflorada. Estes sintomas são comuns e devem durar de duas a quatro horas. Dentro da primeira semana poderá ocorrer um leve escurecimento da área tratada, com descamação posterior da pele, como se fosse uma reação causada pela queimadura de sol.

QUE CUIDADOS DEVO TER COM A PELE APÓS O TRATAMENTO?

No dia da sessão a pele pode ficar um pouco sensível, por isso ainda no consultório deve ser utilizado um creme calmante, e deve se evitar o uso de produtos a base de ácidos no local tratado. A exposição solar também deve ser evitada por pelo menos 7 dias e por mais tempo se tiver alguma lesão provocada pelo laser. Nesse caso procure seu dermatologista para que prescreva cremes e pomadas para evitar manchas residuais.

EXISTE ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO?

As principais contraindicações são gravidez, pele bronzeada, presença de feridas ou infecções no local.

QUE CUIDADOS DEVO TER AO ESCOLHER UMA CLÍNICA PARA REALIZAR MEU TRATAMENTO?

O procedimento deve ser realizado em consultório ou clínica por um profissional capacitado, de preferência médico ou pelo menos com a supervisão e suporte desse. O aparelho deve estar em perfeitas condições, deve ter registro e liberação da Anvisa . O profissional deve estar preparado para tratar qualquer efeito adverso como manchas ou queimaduras caso ocorram e mais importante , saber indicar bem o procedimento e realizá lo com segurança de modo a preservar a saúde do paciente.

Compartilhar